A oliveira comercial

Era uma vez uma oliveira. Ela foi posta junto de outras oliveiras, numa fazenda, por um agricultor ambicioso. Era uma oliveira comercial. Ela mudava a paisagem, onde só havia antes grama e pasto.

A oliveira era linda, como também suas companheiras; onde havia antes só ovelhas, bois, vegetação rala; lá estava então a oliveira. Numa terra seca, podia se contemplar naquele momento a oliveira. Junto das outras. Uma paisagem diferente.

Porém, o agricultor ambicioso começou a se irritar com as oliveiras, ficar impaciente. Não estavam produzindo ainda frutos. Se enfureceu. Começou periodicamente as chutar; berrava com as oliveiras. As amaldiçoava, ameaçava trocá-las por macieiras… Falava também dos abacateiros dos vizinhos, que estavam lindos e produziam muitos frutos. Humilhava suas oliveiras, e até de urinar nelas fez.

Na sua pressa e avidez por lucro, vendeu suas terras. E então, se passou o tempo. Chegou a época dos frutos. As oliveiras produziram no primeiro ano muito mais que os abacateiros do vizinho. No outro ano, valiam muito mais do que as macieiras. Eram verdejantes, cheias de vigor. Cada ano produziam mais.

As ovelhas pastavam junto das oliveiras, amavam suas sombras e as azeitonas que caiam no chão. Ficavam cada vez mais gordas, e fertilizavam o solo. A parceria era perfeita. Não só as oliveiras produziam muito, mas também as ovelhas.

O novo dono comprou novos campos, e plantou mais oliveiras. Ficou muito próspero. Amava as oliveiras, e tomava de seu azeite. Das primeiras oliveiras, saíram várias mudas. Para seus campos e para de outros. Para todo o mundo. Não vendia, em hipótese alguma, suas terras.

O antigo agricultor ambicioso se arrependeu e percebeu sua insesatez. Aprendeu a lição e comprou mudas de suas oliveiras antigas. Dessa vez as acariciou, chamou gente para abençoá-las, colocou adubo e irrigação… Vivia dizendo que eram muito mais promissoras do que todos abacateiros, e não as trocaria por nenhuma macieira.

As oliveiras foram felizes e tornaram exuberante um cenário de terra seca e grama rala. Além de as ovelhas serem criadas juntas no mesmo espaço. No campo quase vazio, encheu-se de olivais. As oliveiras ficaram valorizadas na sociedade e todos queriam ter pelo menos uma.

Deixe um comentário